Pesquise aqui no Cênicas Festival 2016!

Total de pessoas que visualizaram o Cênicas

sábado, 12 de setembro de 2015

FAQ´s - Frequently Asked Questions (Questões Perguntadas Frequentemente)


Inêz Silveira Ramos (Boa Vista, Recife/PE) - Como tenho um espetáculo de teatro com muitas pessoas na coreografia e o edital restringe até 12 pessoas em cena, como devo fazer com os demais?
Resposta: Como o próprio edital realmente restringe até 12 pessoas para minimizar os custos com o próprio festival e para a própria produção do seu espetáculo em si. Então, deve selecionar os personagens mais importantes e que seja imprescindível ao espetáculo para inscrevê-los.

Rômulo Macêdo (Paratibe, Paulista/PE) - Tenho vários micro filmes. Posso editá-los num só e inscrevê-los?
Resposta: Sim. Deve editá-lo desde que, a sinopse do filme seja uma só e não cause confusão editorial no ato de concatená-los em um único filme (vídeo).

Otávio Jurema de Souza (Bairro Novo, Olinda/PE) - Não sei se vai dar tempo para inscrever o meu filme a tempo pois ainda estou terminando as gravações. Vai haver prorrogação do prazo pois, o Funcultura sempre dá tempo de 45 dias e vocês só dispuseram 30 dias?
Resposta: Devido ao curto tempo e que se aproxima da estréia e algumas reuniões que haverá junto aos classificados, não está previsto a prorrogação do prazo das inscrições e com isso, o prazo máximo de inscrições é mesmo o dia 24 de setembro de 2015, porém, será posto em pauta da produção sua indagação e caso não seja possível sua inscrição nessa edição, pode começar a fomentar mais vídeos, para a edição de 2016, que ocorrerá no mesmo período.

Rogér Bonavistta (Carmo, Olinda/PE) - Posso me inscrever em mais de um espetáculo?
Resposta: Sim, porém em dois espetáculos distintos, podendo ser tanto em Teatro, Dança ou Audiovisual, desde que uma inscrição em grupo e outra como artista individual. Essa regra ocorre na intenção de proporcionar mais oportunidades para um maior número de pessoas. deve ser atentado para essa regra o Art. 8.4, parágrafo único do edital do Cênicas Festival - Edição 2015.

(Maranguape I, Paulista/PE) - Chegou para nós uma dúvida [via telefone mas, não foi por email e por isso, não poderemos divulgar o nome da pessoa pois, não obtivemos a devida autorização para divulgar seu nome]: "Mamulengo pode se inscrever no festival?"
RespostaSim, claro que sim. Isso com base no próprio artigo 16 e seu subitem 16.1, onde relata Fantoche e ... “seus correlatos”. Então, vai uma definição: Fantoche é um tipo de Marionete, mas na Marionete é utilizado cordas, e no Fantoche é utilizando uma luva em forma de personagem ou parte de seu corpo. Mamulengo é basicamente uma mistura da Marionete com o Fantoche, e esse nome é derivado da expressão “Mão molenga”, porque para usar o Mamulengo, é necessário deixar a mão “mole”, ou seja, deixar a mão mole. Então, todos eles fazem parte do Teatro de Bonecos.

Josué Castro (Cohab, Cabo de Santo Agostinho/PE) - Como vai ser a divisão da renda do dia de apresentação de 50% para quem se apresentar?
RespostaO ingresso custará R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (metade e demais acessibilidades) onde, o produtor do espetáculo reterá para si, o referente ao valor de 50% do que auferir frente as suas vendas diretas e também da bilheteria do teatro, do período em que se apresentar, de maneira igualitária e solidária entre os espetáculos daquele período, ou seja, como o teatro infantil ou dança será durante a tarde, será desse período, para esse produtor e especificamente para aquele dia de sua apresentação. Se for teatro adulto ou audiovisual, que será a noite, então, será rateado entre os espetáculos desse outro período, o noturno, não cabendo para o vespertino ou vice e versa.

Zé Chicó (Apipucos, Recife/PE) - Sou apaixonado pelos ensinamentos de paulo Freire. Posso inscrever uma peça em homenagem á ele?
Resposta: "O céu é o limite" para o talento e para a criatividade e imaginação. Desde que devidamente autorizada e/ou registrada [caso necessário for] qualquer peça, espetáculo de dança ou filme, pode ser inscrito e apresentado no Cênicas Festival. Qualquer espetáculo que não agrida com cenas de violência sem precedente ou de cunho sexual ou mesmo incentivador contrário a legislação vigente em nosso país.

Sinara Gonçalves (Livramento, Vitória de Santo Antão/PE) - Qual turno/período em que o festival acontecerá?
Resposta: Entre 16 a 20 e, 23 a 26 de Novembro de 2015, no período da tarde (vespertino) entre às 13h e às 17h e, no período da noite (noturno) entre às 18h e às 22h.

José Xavier (Redentor, Limoeiro/PE) - Eu apresentei meu filme de curta metragem com 18 minutos em um festival em Pernambuco. Como não ganhou nenhum prêmio, posso concorrer no Cênicas?
Resposta: Sim, claro que sim. O Edital do Cênicas Festival, edição 2015, não prevê nenhuma restrição ou proibição, quanto a espetáculos de teatro, espetáculos de dança ou mesmos filmes de curta metragem, que já tenha participado - mesmo que a muito tempo - de quaisquer festival ou mostra, ou mesmo exibido em locais públicos ou internet. Se a intenção é dar oportunidade a que todos possam difundir seus trabalhos, logicamente, como ocorre em alguns festivais, no Cênicas Festival em especial, não cabe restrição ou mesmo proibição para trabalhos já apresentados em quaisquer locais, mesmo que tenha ganho prêmios, indicação ou simplesmente, uma breve participação no citado evento.

Cinthia Soares (Paratibe, Paulista/PE) - recebi um email que falava de prorrogação das inscrições. Essa informação procede?
Resposta: Sim. Como já haviam pedido que tivéssemos o mesmo prazo para inscrições, que outros festivais e, como se avizinha uma greve dos Correios, outro meio, e muito importante para as inscrições, através da Resolução 001/2015 da Ocaso Produções, publicada hoje, 20/Setembro/2015, está prorrogado as inscrições para o Cênicas Festival - Edição 2015, até o dia 09 de Outubro, impreterivelmente assim como, passa a também receber inscrições, tanto Espetáculos de Teatro (adulto e infantil), Espetáculos de Dança (Solo, Duo ou Conjunto) e Filmes de Curta Metragem, no próprio Cineteatro Paulo Freire, que fica na Av. Floriano Peixoto, s/n, no Centro de Paulista, com Erivan ou Marcone, no horário comercial, das 8h às 12h e, das 13h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira. Inscrevam-se o mais breve possível.

(Taépe II, Igarassu/PE) - Chegou para nós uma dúvida [via email mas, não poderemos divulgar o nome da pessoa pois, não obtivemos a devida autorização para divulgar seu nome]: "Vi na mídia que o Teatro Paulo Freire está em péssimas condições, como acontecerá um festival como este grandioso que engloba diversas linguagens no local?"
Resposta: O Cineteatro, realmente, antes mesmo de 2010, passou por diversos problemas. O administrador dessa época, sentindo-se desamparado, na ocasião, e pela cobrança direta da mídia, acabou entregando a gestão do espaço. A partir de 2013, com nova gestão, as melhorias começaram aparecendo. Sendo reestruturado. Hoje, além da pintura externa, que as intempéries já se encarregaram do desgaste natural, ora visto passado dois anos, ele dispões de equipamentos, como: Mesa de Som Wattsom; Mesa de Luz, Medusas para áudio; Caixas de som Arena; Ar condicionados Split (06 unidades) e; Palco com tablado em perfeitas condições de uso. Já o projetor que foi levado anteriormente, vai ser disponibilizado pela Ocaso Produções para o evento e será o Epson Powerlite W28 (WXGA) Widescreen, bem como os dois microfones que será Shure, Behringer ou Sunnheiser, além de instalar novas Coxias.
Em Agosto desse ano, estreou no local, o CineClube Paulo Freire patrocinado pelo Funcultura. E, desde o início de Julho até o dia 29 de Novembro estão acontecendo, todo final de semana, apresentações teatrais de um projeto com peças infantil e adulto, também patrocinados pelo Funcultura. Outros eventos como o da banda da cidade e eventos de moda e apresentações de Balé também, sendo que durante a semana toda. A programação do Cineteatro Paulo Freire está intensa e bem polivalente

O local conta com 384 lugares + 4 destinados à cadeirantes, para se adequar à lei de acessibilidade, vigente no país, bem como rampas de acesso e banheiro dotados de dispositivos de acessibilidade. 

(Unknown, Recife/PE) - Chegou para nós uma dúvida [via "comentários" da postagem "Cartaz - Divulgação", em 15/09/2015 mas, não poderemos divulgar o nome da pessoa pois, não obtivemos a devida autorização por não saber quem deixou a pergunta]: "Como faço minha inscrição?"
Resposta: Olá! Para fazer sua inscrição, você primeiramente baixa os arquivos relativos à inscrição. Temos os Anexos I, II e III que é relativo à ficha de inscrição, você só precisa preencher a ficha referente à linguagem que você trabalha. Depois, você preenche também os Anexos IV e V. Dentro do Edital, você vai na linguagem escolhida e lá, constam os demais documentos necessários, como cópia de rg e cpf, dentre outros. Depois que você estiver com tudo preenchido e assinado, pode colocar dentro de um envelope e lacrar. A inscrição pode ser feita diretamente no Cineteatro Paulo Freire, na secretaria do mesmo, basta procurar Erivan ou Marcone, efetuar o pagamento da taxa de inscrição (Observar valores no Edital) e entregar seu material.

O endereço do Teatro: Av. Floriano Peixoto, s/no., Centro - Paulista
Ponto de referência: de frente às Lojas Americanas

Se preferir, pode mandar toda a documentação por email: festival.cenicas@gmail.com (Obs.: para essa opção, você manda junto à documentação, uma cópia do comprovante de pagamento).

Ainda, enviar toda a documentação via SEDEX (Obs.: para essa opção, você manda junto à documentação, uma cópia do comprovante de pagamento), para:

Ocaso Produções
Caixa Postal 86
Paulista / Pernambuco
CEP.: 53.401 – 970
EDITAL No. 001/CFTDAPTA/2015
CÊNICAS - Festival de Teatro, Dança e Audiovisual do Paulista
Paulista/PE – Edição 2015
Nome do Espetáculo/Curta:
Nome do Grupo/Artista:
Nome do Responsável:

Conta Poupança para depósito referente à TAXA de INSCRIÇÃO:
Caixa Econômica Federal
Agência: 1584
Operação: 013
Conta: 8564-3



Anna Elizér (Jardim Borborema, Campina Grande/PB) - Tenho três perguntas: Moramos longe e saber se vai prorrogar as inscrições? Se vai haver custeio de transporte, estadia e alimentação? Por quê o valor da inscrição para grupo é de 30,00 reais?
Resposta: Não. Relativo a prorrogar as inscrições, elas já foram prorrogadas via Resolução, devido a possível greve dos Correios e com isso, atrasaria ainda mais o cronograma que temos que seguir. Quanto ao fato de morar longe e haver custeio de transporte, estadia e alimentação, a produção não poderá nessa edição de 2015 arcar com esses custos pois, o orçamento é próprio e bem pequeno e, não conta com auxílio de edital algum. Já quanto ao valor das inscrições [que ocorrem na maioria dos festivais] vem no intuito de ajudar a sustentar os custos do próprio festival, e os valores são distintos pois, o grupo sempre é formado por duas ou mais, até 12 pessoas [conforme o edital]. Já, artista individual em cena, mesmo tendo equipe, é somente ele e, para audiovisual, mesmo sendo um ou mais, há uma equipe, por isso, valores distintos. Para artista individual, o valor de R$ 15,00. Para audiovisual o valor de R$ 20,00 e já, para grupo, o valor é de R$ 30,00 [para o grupo]. 

Crisly Souza (Centro, Agrestina/PE) - Quantos dias durará o festival?
Resposta: 9 dias. De 16 à 20 e, de 23 a 26 de novembro de 2015. 

Romero de Brito (Caiucá, Caruaru/PE) - Pode se inscrever espetáculos adulto ou infantil?
Resposta: Tanto adulto como infantil para teatro.

Roger Focca (Leblon, Rio de Janeiro/RJ) - Haverá custeio de passagens e hospedagem para grupos de fora do estado de vocês?
Resposta: Nessa edição de 2015 não está previsto pois o orçamento é próprio e bem pequeno. Nas próximas edições para grupos de fora do estado, qualquer estado brasileiro, estará previsto sim, ou seja, para 2016 poderá haver a inscrição de grupos de outros estados com a imensa possibilidade de passagem e estadia para a equipe. Para os locais, está sendo pensado o pagamento de cachê.

Sandro Silva Souza (Tatuapé, São Paulo/SP) - Para peças "our concour" haverá pagamento de cachê?
Resposta: Nessa edição de 2015 não está previsto pois o orçamento é próprio e bem pequeno. A fim de subsidiar essas peças, assim como todas as inscritas e selecionadas, poderão reter par si, 50% dos ingressos que venderem, no período de seus espetáculos e mais 50% do que auferir a bilheteria, do mesmo momento de sua apresentação, a título de bônus.

Júlio Martins Penna (Porto de Galinhas, Ipojuca/PE) - Cabe inscrição de projetos de cunho da cultura de Porto de Galinhas?
Resposta: Será dado maior ênfase à cultura pernambucana, não desmerecendo as demais culturas do país. Claro que a cultura de Porto de Galinhas, está inclusa nisso, sim senhor!   

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -!- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


(Mande a sua dúvida pelo email: festival.cenicas@gmail.com para que também possamos difundir para todos a sua dúvida e que pode ser a mesma dúvida de outros!!!)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Errata - Premiação do Cênicas


ERRATA - 11 de SETEMBRO de 2015 – EDITAL No. 001/CFTDAPTA/2015

Onde lê-se:

Art. 16 – 16.3 – Audiovisual – (Curta metragem): - Comédia – Comédia romântica – Drama – Suspense – Ação – Romance – Mistério – Aventura – Musical – Infantil – Fantasia – Melodrama – Ficção científica – Mudo – Terror – Épico – Etnográfico – Chanchada – Arte – Guerra – Espionagem – Thriller – Noir – Stop motion – Cult – Queer – Trash – Zumbi comedy – Animação experimental – Seriado (desde que editados com os capítulos concatenados) – Documentários (Ficção, biográfico, histórico) e outros correlatos.

Deve-se ler:

Art. 16 – 16.3 – Audiovisual – (Curta metragem): - Comédia – Comédia romântica – Drama – Suspense – Ação – Romance – Mistério – Aventura – Musical – Infantil – Fantasia – Melodrama – Ficção científica – Mudo – Terror – Épico – Etnográfico – Chanchada – Cinema de Arte – Vídeo Arte - Guerra – Espionagem – Thriller – Noir – Stop motion – Cult – Queer – Trash – Zumbi comedy – Animação experimental – Seriado (desde que editados com os capítulos concatenados) – Documentários (Ficção, biográfico, histórico) e outros correlatos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Onde lê-se:

Art. 25 – Não haverá, de forma alguma, premiação em dinheiro para os participantes do festival. Os vencedores serão escolhidos por categorias, das quais, receberão um troféu dos organizadores do Cênicas. Na ocasião da premiação, os participantes, da área técnica, elenco, produção, jurados, ou seja, equipe principal e secundária receberão certificados de participação, cabendo a todos, apenas, como forma declaração de participação, a título de comprovação de participação, sem direito a bônus ou ônus algum.

Deve-se ler:

Art. 25 – Não haverá, de forma alguma, premiação em dinheiro para os participantes do festival. Os vencedores serão escolhidos por categorias, das quais, receberão um troféu dos organizadores do Cênicas. Na ocasião da premiação, os participantes, da área técnica, elenco, produção, jurados, ou seja, equipe principal e secundária receberão certificados de participação, cabendo a todos, apenas, como forma declaração de participação, a título de comprovação de participação, sem direito a bônus ou ônus algum.

Art. 25 – Parágrafo Primeiro: Como medida de incentivo às artes cênicas e, visando auxílio à produção do evento e manutenção dos artistas e/ou grupos classificados para participar do Cênicas, será entregue pela produção, a quantidade de 100 (Cem) ingressos, para os respectivos, no dia 13 de outubro de 2015, às 19h, em reunião no Cineteatro Paulo Freire, na Av. Floriano Peixoto, s/no., Centro de Paulista. Devendo os mesmos, prestar contas dos ingressos vendidos e não vendidos, inclusive com a entrega dos respectivos valores em espécie, além da devolução dos ingressos não vendidos, em reunião marcada para o dia 13 de novembro de 2015, às 19h, no Cineteatro Paulo Freire. Podendo ser solicitado pelos mesmos, antes do período previsto para a prestação de contas, mais ingressos de igual quantia anterior.

Art. 25 – Parágrafo Segundo: Para cada ingresso vendido, o artista e/ou grupo, poderá reter para si, a título de comissão, o valor relativo a 50% do valor total de ingressos vendidos, servindo como “subsídio” para sanear os custos relativos de sua produção. Cada ingresso custará na bilheteria R$ 10,00 (Dez reais) Inteira e, R$ 5,00 (Cinco reais) Meia Entrada. Ainda, o artista e/ou grupo terá direito a também, 50% do que for auferido na bilheteria do Cineteatro, relativo ao período apenas de sua apresentação, tarde (teatro infantil e dança) ou noite (teatro adulto e audiovisual), em forma de rateio entre os espetáculos, de forma igualitária e solidária.

Art. 25 – Parágrafo Terceiro: Valorizando também os espetáculos “Our concour”, todos os artistas e/ou grupos que não estarão concorrendo a premiação, por encontrar-se na condição de “our concour” também poderão retirar a mesma quantidade de 100 (Cem) ingressos, equivalentes às apresentações dos dias 17 à 20 e 23 à 25, sendo excepcionalmente 50% dos valores desses ingressos, destinados aos referidos convidados, prestando as devidas contas junto a produção do evento, nos mesmos moldes já prescrito. Vale salientar que não serão cobrados ingressos para os dias de apresentação de peças “our concour”, ou seja, para o dia da Abertura [16] e o dia da Premiação e Encerramento [26]. Para esse parágrafo, não cabe o direito pertinente aos 50% da bilheteria, tendo em vista que nos dias respectivos de apresentações "Our concour" a entrada é franca.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Onde lê-se:

Art. 31 – O presente edital terá sua vigência desde a data de sua divulgação até o dia 27 de novembro de 2015, ou seja, 01 (um) dia após a data da premiação, que será em 26 de novembro de 2015.

Deve-se ler:

Art. 31 – O presente edital terá sua vigência desde a data de sua divulgação até o dia 18 de dezembro de 2015, ou seja, 01 (um) dia após a data da finalização da Mostra Intinerante e Não Competitiva de audiovisual do Cênicas, que será em 17 de dezembro de 2015. Essa mostra terá início em 27 de novembro de 2015, percorrendo faculdades e universidades, assim como escolas da rede pública municipal e estadual, estabelecidas na cidade do Paulista, bem como escolas privadas, todas conveniadas com a produção do Festival, até o dia 17 de dezembro (21 dias) exibindo todos os filmes que concorreram no referido festival, estimulando ainda mais a difusão do audiovisual na região.

domingo, 6 de setembro de 2015

Errata - Edital No. 001/CFTDAPTA/2015 - 06 de Setembro de 2015


ERRATA - 06 de SETEMBRO de 2015 – EDITAL No. 001/CFTDAPTA/2015

Onde lê-se:

Art. 12 – Os espetáculos inscritos, serão avaliados pela produção do Cênicas, que levará em consideração critérios técnico-artístico para selecionar os espetáculos e filmes a fim de participar do evento e concorrer a premiação.

Deve-se ler:

Art. 12 – Os espetáculos inscritos, serão avaliados pela produção do Cênicas, através de sua produção, no que for pertinente a documentação e, através dos respectivos jurados de cada área, no que for pertinente a qualidade técnica, que levará em consideração critérios técnico-artístico para selecionar os espetáculos e filmes a fim de participar do evento e concorrer a premiação.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Onde lê-se:

Art. 14 – A lista com o resultado dos selecionados que se apresentarão no referido festival e, aptos a concorrerem à premiação, será divulgada no endereço eletrônico: www.cenicasfestival.blogspot.com.br e mídia convencional, a partir das 06h15min, do dia 01 de outubro de 2015.

Deve-se ler:

Art. 14 – A lista com o resultado dos inscritos e habilitados, devido ao envio da correta documentação, será divulgada no endereço eletrônico: www.cenicasfestival.blogspot.com.br e mídia convencional, a partir das 06h15min, do dia 01 de outubro de 2015. Já a lista com o resultado dos selecionados, em definitivo, que se apresentarão no referido festival e, aptos a concorrerem à premiação, será divulgada no endereço eletrônico: www.cenicasfestival.blogspot.com.br e mídia convencional, a partir das 06h15min, do dia 10 de outubro de 2015. Após a solenidade de premiação, será publicado no endereço eletrônico www.cenicasfestival.blogspot.com.br, a lista dos vencedores do festival, com os primeiros lugares de cada categoria, já a partir das 06h15min, do dia 27 de novembro de 2015.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Onde lê-se:

Art. 39 - Parágrafo Único: Não é permitido a participação nos espetáculos inscritos, de pessoas que tenham grau de parentesco até 2º grau, direta ou colateral, com qualquer membro da produção do evento, exceto, se o espetáculo (teatro, dança ou curta metragem) estiver apenas na condição de “Our concur” e com isso, não concorrerá a premiação. Caso venha a existir e for detectado a tempo, durante todo o evento, o artista individual ou grupo, poderá se apresentar normalmente porém, será desclassificado e não concorrerá a premiação alguma, e sendo pontuado e classificado, desiste antecipadamente de sua premiação, caso couber alguma.

Deve-se ler:

Art. 39 - Parágrafo Único: Não é permitido a participação nos espetáculos inscritos, de pessoas que tenham grau de parentesco até 2º grau, direta ou colateral, com qualquer membro da produção do evento, exceto, se o espetáculo (teatro, dança ou curta metragem) estiver apenas na condição de “Our concur” e com isso, não concorrerá a premiação. Caso venha a existir e for detectado a tempo, durante todo o evento, o artista individual ou grupo, poderá se apresentar normalmente porém, será desclassificado e não concorrerá a premiação alguma, e sendo pontuado e classificado, desiste antecipadamente de sua premiação, caso couber alguma. Isso posto, essa proibição também é válida para inscritos concorrentes que tenham grau de parentesco com jurados do festival ou mesmo, dirigentes e/ou proprietários de empresas patrocinadoras direta do evento. Caso o membro da produção do evento, jurado do festival ou dirigente e/ou proprietário de empresa patrocinadora venha a estar inscrito em espetáculo concorrente a premiação, deverá ser considerado o espetáculo isento de premiação.